domingo, 22 de maio de 2011

Encontrando Amigos Queridos em Sampa






Viajar sempre é bom, principalmente quando temos a oportunidade de reencontrar amigos queridos. Fomos pacientes de uma tarde maravilhosa na casa do meu velho amigo Rodrigo. Além de matar saudades de meus padrinhos e demais amigos, pude desfrutar de uma ambiente super astral, diferente e encantador. Também não poderia deixar de mencionar e parabenizar pelas  delícias que foram servidas naquele dia, uma comidinha caseira, servida de forma irreverente e deliciosamente preparada por Dona Maria José, sua fiel escudeira. No cardápio fomos abençoados com deliciosos canapés de ovas e caprese. De entrada nos foi servida uma massa folhada com um recheio de pato agridoce e marcante. O prato principal foi um picadinho de filé acompanhado de farofa de banana e castanha do pará, arroz selvagem e purê de mandioquinha, servidos em uma panelinha individual. Para finalizar, de sobremesa foi servido um delicado pudim de claras com calda de baba de moça.
Imaginem uma casa dos anos 50, em um bairro mais do que charmoso, arborizado e convidativo, decorada com as lembranças da vida e das inúmeras viagens de seu proprietário! Em plena sala de estar uma linda cama antiga LuisXV dourada para servir de despojamento a seus convidados, as pardes da sala de jantar são quadros negros abertos sem censura às mensagens dos amigos que recebem a graça de lá adentrar. Tudo isto ao som ambiente de Bebel Gilberto e Cibele. Não poderia deixar de mencionar da graça de Bruno e Chico, seus belíssimos cães.Cada pedacinho da casa diz um pouco da pessoa que é Rodrigo, o ser mais criativo, hype e glamuroso que eu conheço!

sábado, 21 de maio de 2011

SALADA DE FRUTOS DO MAR COM MANGA


Como já mencionado neste blog, eu amo salada!
Tentando burlar meu impedimento momentâneo de comer folhas verdes, tenho tentado matar minha vontade com receitinhas alternativas e saborosas. A primeira vez que comi esta combinação de salada foi em Maceió. A grande diferença foi um ingrediente a mais, lentilhas, que deixei de incluir na minha receita pois queria baixar as calorias.Eu sou louca por frutos do mar, aqui em casa comemos mais peixes e mariscos na semana e deixamos a a carnes para as saidinhas e final de semana.O grande segredo desta salada é o molho a base de limão siciliano e mostarda doce, gengibre e pimenta dedo de moça, que é bastante refrescante.

Ingredientes:


1 xícara de camarão refogado no azeite de oliva, alho e sal
6 Kani cortados em rodelas médias
1/2 xícara de mexilhões
1/2 xícara de aipo picado em rodelas finas
1 cebola roxa pequena picada
1 tomate grande bem maduro picado
1 pepino grande cortado em cubos grandes
1 manga grande não muito madura, sem fiapos cortada em cubos
Sal a gosto
Salsa picada a gosto
Raspa de limão siciliano
Suco de meio limão siciliano
3 colheres de sopa cheias de mostarda doce ou mostarda com mel
Azeite extra virgem a gosto
Pimenta do preta moída na hora
1/2 pimenta dedo de moça sem sementes muito bem picadinha
Gengibre ralado a gosto.

MODO DE PREPARO:

Misture os camarões, kani, mexilhões, cebola, aipo, tomate, a manga, a salsa e o pepino em uma saladeira e regue com muito azeite extravirgem, o sal e a pimenta preta moída a gosto. Em um recipiente pequeno, misture o suco do limão, as raspas, o gengibre, a mostarda, a pimenta e bata com grafo ate ficar um pouco encorpado. Despeje sobre a salada e misture bem.Refrigere por uns 20 minutos e sirva bem geladinha!!!!

terça-feira, 10 de maio de 2011

CONHECENDO A GRÉCIA

Demorou....




 Um típico casamento grego...os convidados juntamente com os noivos, saem pelas ruas da cidade cantando até a igreja.




Mas postei.......

segunda-feira, 9 de maio de 2011

PEIXE MARROQUINO

Adoro as minha raízes...hahhahaha

Aqui em casa quase sempre tem peixe, pois eu adoro de todas as formas possíveis .Graças ao meu bom DEUS, meu maridinho adora os sabores picantes e marcantes do ORIENTE.Antigamente era difícil encontrar alguns dos ingredientes usados nesta receita, mas tenho visto CARDAMONO e CÚRCUMA serem vendidos em lojas de produtos naturais.Geralmente eu uso filé de BADEJO ou ROBALO, mas desta vez eu acabei usando BACALHAU dessalgado:

INGREDIENTES:

1kg de peixe
1/2 colher de chá de Cominho em pó
1/2 colher de chá de semente de Coentro
6 bagas de Cardamono
6 colheres de sopa de azeite
2 Cebolas médias cortadas em rodelas bem fininhas
3 dentes de Alho amassados
Curcuma em pó a gosto
1 Canela em pau
40 g de Uvas-passas
25 g de Pinholes levemente tostados
150 ml de caldo de peixe
1 colher de sopa do suco de limão
Raspas de 1 milhão
Salsinha picada para decorar
Sal  e Pimenta do Reino a gosto

PREPARO:
Conte o peixe em cubos de 5 cm, tempere com sal e pimenta a gosto.Triture as sementes de cominho e coentro e as bagas do cardamono sem a casca. Aqueça o azeite em uma frigideira grande, frite a cebola ate dourar, junte o alho e os condimentos triturados mexendo bem para não agarrar na panela por 2 minutos.Acrescente os pedaços do peixe, virando para cobrir bem  com o refogado.Apague e fogo e transfira o peixe para um recipiente que possa ir ao forno e cubra com as passas, canela em pau e os pinholes.  Coloque o caldo, o suco e raspas do limão na panela, espere ferver e depois despeje a mistura no recipiente com o peixe, tampe com papel alumínio e asse em forno baixo/médio pré aquecido por uns 30 minutos.


SUGESTÃO ACOMPANHAMENTO: Verduras assadas e purê de Grão de Bico.

domingo, 8 de maio de 2011

MEU NOVO MIMO

CANELONI "A ITÁLIA VIROU SERTÃO".

Hoje é dia das mães e como eu tenho uma mãe mais do que especial(JÁ ESCREVI NESTE BLOG SOBRE O MEU AMOR INFINITO POR ELA), resolvi acabar com minhas férias da cozinha e colocar mão na massa literalmente.....
Como já anunciado neste meu blog,  minhas receitas são inventadas ou reinventadas.Os almoços na casa da minha mãe são sempre muito fartos, várias opções de prato e eu queria encontrar algo que não fosse parecido com as delícias que lá estariam a me esperar.Acho que acertei direitinho, resolvi fazer um caneloni recheado com abóbora, queijo gorgonzola, sálvia e ricota com um molho rosa delicioso de camarão.FICOU UMA DELÍCIA.......

INGREDIENTES:

1 PACOTE DE MASSA SECA PARA CANELONI
1/2 PACOTE DE RICOTA FRESCA AMASSADA
1 XÍCARA CHEIAS DE PURE DE ABÓBORA
150G DE QUEIJO GORGONZOLA AMASSADO
SALVIA  PICADA A GOSTO
SAL A GOSTO
1/2 CAIXA DE CREME DE LEITE
1/2 KILO DE CAMARÃO
2 LATAS DE TOMATE PELADO
PIMENTA PRETA MOIDA A GOSTO
AZEITE DE OLIVA EXTRA VIRGEM A GOSTO
1/2 POTE DE REQUEIJÃO CREMOSO
2 DENTES DE ALHO AMASSADO
1 CEBOLA PEQUENA RALADA
SALSA PICADA  GOSTO
QUEIJO PARMESÃO RALADO A GOSTO

MODO DE PREPARO:
Limpe os camarões e tempere com o alho amassado e a pimenta a gosto. Em uma panela aquecida, acrescente o azeite de oliva refogue os camarões e acrescente a cebola ralada deixando dorar. Quando estiver bem dourada, acrescente as duas latas de tomate pelado, sal a gosto e deixe ferver.Desligue o fogo,  acrescente o requeijão cremoso e reserve.

Para o recheio, misture a abóbora, a ricota, o queijo gorgonzola, a sálvia, sal a gosto e o creme de leite ate formar uma pasta. Recheie  os cones com esta pasta e disponha em uma travessa previamente e levemente untada com parte do molho.Depois de dispostos, jogo o restante do molho por cima da massa, salpique salsa picada e queijo parmesão  e leve ao forno.





EU AMO A MINHA MÃE!!!!!