segunda-feira, 19 de novembro de 2012

MALA MATERNIDADE DO BEBÊ, O QUE LEVAR?

Depois de quase tudo pronto para a chegada de minha pequena, exatamente com 35 semanas, arrumei a sua  mala com as roupinhas, material de higiene e lembrancinhas para levar no dia do seu nascimento. É muito importante deixar a sua mala e a de seu bebê pronta desde a 35.º semana de gestação, mesmo que ele(a) somente venha a nascer semanas depois. Sabe-se que somente a partir da 37.ª semana o bebê esta realmente maduro para poder vir ao mundo, mas muitas vezes eles resolvem se apressar e nada melhor do que deixar tudo prontinho para sua chegada e não passar aperto na tão esperada hora "H".
MM nasceu com 39 semanas e meia e tudo estava prontinho esperando a sua chegada. A minha maior dificuldade foi escolher as cores dos conjuntos . Logo quando engravidei,  uma tia me disse que deveria vestir  amarelo no dia do nascimento para atrair riqueza e vermelho no dia de sua saída da maternidade para fastar mau olhado. Como aqui em Salvador ficamos internadas somente três dias, o primeiro e o terceiro dia estavam definidos. A minha grande dúvida foi em decidir a cor do segundo dia e eu demorei . Tentei encontrar alguma coisa nas cores rosa seco escuro, mas não obtive sucesso. No final, acabei separando um conjuntinho branco e outro tangerina para este dia. No hospital em que tive a minha princesa, eles recomendam que levemos de 5 a 6 conjuntinhos completos, mais as toalhas e cueiros para cada dia na mesma quantidade, caso haja necessidade de trocar a roupa ou algum imprevisto.
Não cheguei a procurar algo do tipo na minha viagem aos EUA já pensando em comprar algo mais personalizado aqui no Brasil.

A quantidade e os ítens são estes:

5 conjuntos de manga comprida

3 xales
6 cueiros
4 toalhas felpudas
4 toalhas de fralda
3 pares de luvas
3 pares de meias
3 gorros
6 panos de boca
Tesoura sem pontas
Cotonetes
Sabão líquido neutro para bebê
1 pomada para assadura
1 frasco de álcool absoluto
1 pacote de fraldas RN
Escova macia para cabelo
Lembrancinhas
Quadro da maternidade



A MALA

Tente comprar uma mala espaçosa e não a confunda com a sacola de bebê que você irá usar depois que ele nascer nas suas saídas. Hoje nas lojas existem inúmeras variedades, cada uma mais linda do que a outra. E resolvi comprar uma neutra.
Acabei comprando a minha em São Paulo na PAOLA DA VINCI  no seguinte modelo:


Fiquei super na dúvida com este outro modelo.


OS ENVELOPES

Comprei os meus envelopes pela internet no site ELO 7 , o nome da fornecedora é Beatriz o o email dela 'é artebiamarcondes@gmail.com.
Eu encomendei 6 envelopes e mandei bordar o nome dela nas cores das roupas de cada dia. 



AS ROUPINHAS


Já as roupinhas, comprei metade em São paulo na D. Tonetti e a outra metade encomendei aqui em Salvador com uma bordadeira.  Como minha pequena nasceu em julho, as roupas que comprei em São Paulo são de linha e caíram bem, mas não indico para os soteropolitanos que vão nascer no verão.

Este foi o conjuntinho eleito para o primeiro dia do nascimento de MM.






                                          Este foi o do dia que ela saiu da Maternidade. Não é lindo?







Mandei confeccionar aqui em Salvador os cueiros, toalhas de banho, fraldas, cueiros carrinho e paninhos de boca combinando com as roupinhas dela  com Joelma  .Telefone -   (71)9922-4384.

Como eu fiz três tipos de lembranças, elas não couberam na mala do bebê e foram de carona na minha mala.

Espero que gostem das dicas!

bjs


domingo, 18 de novembro de 2012

PÃO DE ALHO DOS DEUSES

Semana passada resolvi fazer um "self service" de brusqueta  para comemorar o aniversário de meu pai. Como eu queria que o pão tivesse um leve gosto de alho, mas não tão intenso capaz de camuflar o sabor dos acompanhamentos, resolvi fazer a pasta com o alho assado e ficou muiiiiiiiito gostoso.  A receita é bastante prática e o mais importante é comprar um bom pão.  Eu comprei pão ciabatta com queijo.





INGREDIENTES:

8 Pães ciabatta com queijo
1 cabeça de alho pequena
Sal
3 colheres de sopa cheias de manteiga com sal de boa qualidade
Queijo parmesão ralado
Pimenta calabresa a gosto
Orégano a gosto
Azeite extra virgem de boa qualidade

Corte a parte dura da cabeça do alho com a casca e coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio. Regue com bastante azeite extra virgem, pimenta calabresa e sal a gosto. Embrulhe o alho com o  papel de alumínio e asse por 20 minutos até ficar bem macio. depois de assado, tire  a casca e amasse com um garfo. Em seguida misture com a manteiga e orégano. Abra os pães ao comprido e passe a pasta de alho, salpique o queijo ralado, coloque em uma assadeira, regue com o azeite que ficou do alho assado e coloque para assar em forno médio até ficarem croc croc.
É  dos DEUSES porque voce come e fica com vontade de quero mais....

bs

terça-feira, 13 de novembro de 2012

COMO ESCOLHER A BABÁ DE SEU FILHO(A)




A coisa mais difícil que aconteceu na minha maternidade foi escolher a babá de MM. Já é muito difícil encontrar uma boa secretária do lar, pior é encontrar uma pessoa boa o bastante para cuidar do seu filho(a) sem você se preocupar.No início tive muita dúvida se contrataria uma Técnica em Enfermagem ou uma babá.   Depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que teria que contratar uma T. Enfermagem para os primeiros três meses e a babá para auxiliar neste período com a arrumação e lavagem das roupas, quarto e etc. Também seria uma forma da babá aprender com a T.E como cuidar de forma especial meu bebê. 
Pois bem, depois de procurar muito entre amigos e parentes uma indicação e sem obter êxito, resolvi buscar minha sonhada babá em um site de empregos chamado CASA E CAFÉ. Depois de selecionar várias, entrei em contato, marquei as entrevista no meu escritório  e solicitei a ajuda  de uma amiga para me ajudar na seleção. No dia que agendei  a entrevista com as candidatas pedi que levassem todos os documentos como CTPS, RG, CPF, comprovante de residência e carta de referência.
Das doze candidatas que entrevistei somente cinco tinham carta de referência e os demais documentos em ordem. Então, logo de imediato expliquei individualmente para as demais que não tinha interesse em contratar sem a apresentação da documentação requisitada, mas não deixei de entrevistar-las para ter certeza de que não preenchiam as minhas expectativas ou dar uma segunda chance.
NA ENTREVISTA:
1- Analisei os documentos apresentado e tirei fotocópia dos mesmos e/ou anotei dados importantes como nome da mãe para poder adquirir as certidões de ANTECEDENTES CRIMINAIS;
2- Falei um pouco sobre a minha casa, o nascimento do meu bebê, minha gravidez  e a minha perspectiva em relação a pessoa que procurava para babá ;
3- Em seguida perguntei sobre a sua vida pessoal, se eram casadas ou tinham filhos e etc;
4-Perguntei sobre os três últimos empregos, a rotina, as crianças que ela cuidaram, se  mantinham contato com as mesmas e o motivo de não mais estarem laborando nestes empregos;
5- Questionei o motivo pelo qual ela resolveram trabalhar como babá, o que elas achavam mais importante na profissão e em relação  a criança;
6- Perguntei havia algum problema em usar farda/uniforme, usar o cabelo preso  ou em viajar com a família;
7- Se elas fumavam ou bebiam ou se tinham ou tiveram algum problema de saúde;
8- Se teriam problema em realizar alguns exames  médicos indicados pela pediatra ;
9- Informei  sobre as folgas  semanais e feriados;
10 -Informei sobre faltas e atrasos e suas compensações;
11- Deixei claro os horários de chegada e saída;
Depois das entrevistas relatei os deveres e obrigações do contrato de trabalho  para as que tive interesse e dispensei as demais informando o motivo pelo qual não tinha interesse na contratação.
Deixei claro que caso elas aceitassem o emprego deveriam estar de acordo com os requisitos da vaga.
Para as candidata que mostraram interesse, informei que iria entrar em contato com com os lugares em que trabalhou e/ou apresentou a carta de referência e em seguida marcaria de um a três  dias de experiência remunerada em minha casa.
No meu caso, das cinco  gostei bastante de duas, procedi com a investigação e marquei a experiência. 
A primeira, apesar de ter o curso de T. Enfermagem, não tinha experiência comprovada como T.E, podia folgar  a cada 15 dias, saindo na sexta e voltando na segunda. Reclinei ao final dos terceiro dia quando ela me pediu para assinar a CTPS dela como T. Enfermagem porque ela precisava de ter experiência comprovada em carteira  e foi quando eu percebi que ela não tinha interesse em permanecer por muito tempo como babá.
A segunda eu gostei bastante da entrevista, achei super educada, aparência impecável, me trouxe três cartas de referência, tinha disponibilidade para dormir, mas minha única queixa era  fato de ser mineira e não  ter tido experiência aqui em Salvador. Ela me explicou que veio a morar aqui porque contraiu núpcias. Ela me conquistou quando ao final do terceiro dia, além de ter realizado o serviço bem, me apresentou as referências do marido com telefone do patrão dele aqui em Salvador, onde pude confirmar as informações prestadas.
Ela começou a trabalhar comigo  três semanas antes MM nascer e me ajudou bastante na arrumação do quartinho dela, lavar o enxoval e higienizar a casa. Ela também participou de um curso para babá promovido pela minha nutricionista   que acontece todo o mês e foi muito gratificante. O curso tem duração de um dia, geralmente acontece aos sábados e enfoca a HIGIENE BÁSICA DA CUIDADORA E ÉTICA PROFISSIONAL, LAVAGEM DAS ROUPAS E LIMPEZA DO QUARTO DO BEBÊ, PRIMEIROS CUIDADOS E HIGIENE DO BEBÊ, HIGIENIZAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DOS UTENSÍLIOS, CUIDADO NO PREPARO DOS ALIMENTOS DO BEBÊ E DESENVOLVIMENTO INFANTIL E BRINCADEIRAS .Eu recomendo bastante.

Depois que ela fez este curso resolvi não mais contratar a T. Enfermagem e não me arrependi.

Uma dica muito importante se você tem outra profissional como cozinheira/ arrumadeira em sua casa, converse com ela sobre a nova possível contratação, se possível antes de realizar as experiências, relate quais serão as funções de cada uma,  que por mais que sua atenção naquele momento estará em função da babá de seu filho, ela não deixará de ser importante no dia dia de sua casa e na vida de sua família . Tudo isto para evitar possível ciúme, principalmente se a sua secretária trabalha sozinha há bastante tempo em sua residência.

Se  não esta disposta a selecionar sozinha sua funcionária é interessante contratar uma destas agencias de seleção. Inclusive o site que indico neste post tem uma filial aqui em Salvador. A diferença é que voce não participa das entrevistas e paga um pouco mais caro, com direito a três trocas.
Hoje minha filha esta com três meses e estou super satisfeita com minha escolha, além de ser bem eficiente, é muito educada e carinhosa com meu bebê.
Espero que gostem das dicas.
 #Curso para babá - Andrea Garcez e Mércia Casaes. Tel: 3013-9500




segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CARITRIX e PHYTO PARA OS CABELOS



CARITRIX







Há bastante tempo tenho ensaiado falar sobre este produto que AMO.  Há uns 12 anos conheci a marca CARITA  em uma perfumaria do shopping Itaigara. Pois bem,  o CARITRIX é um concentrado nutritivo que estimula e ajuda a reestruturar cabelos secos, danificados e quebradiços nutrindo o couro cabeludo e devolvendo força aos fios. Sua composição possui óleo essencial de laranja doce, tomilho e alfazema que nutre, purifica, amacia, relaxa e estimula a microcirculação do couro cabeludo. O cheiro é fantástico e você fica  dias  sentindo o aroma de laranja  bem suave no seu cabelo.   Logo após o parto, meus cabelos começaram a cair e depois que passei a usar 2 vezes por semana, tenho sentido mais sedoso e com pouca queda também. 
Como era muito difícil encontrar o produto aqui em Salvador depois que a loja fechou,  fiquei um tempão sem usar. Sempre que viajava para o exterior e encontrava eu comprava, inclusive minha última aquisição foi na viagem de compras para o enxoval de MM. Agora com a SEPHORA no Brasil ficou  muito mais fácil o acesso ao produto.


                                                                         PHYTO


Nos primeiros meses da minha gravidez fiz uma viagem para o Chile e conheci este produto no salão de beleza do navio . Como queria hidratar o meu cabelo, fui incentivada  a conhecer o tratamento de brilho da PHYTO  e adorei o resultado.  Meu cabelo ficou num brilho só e a escova durou muito mais tempo do que o normal. Ele é pouco conhecido aqui no Brasil,  mas faz muito sucesso na Europa. A  sua fórmula é rica em proteínas, lípidos, vitaminas da gema de ovo e extrato de girassol.  Eu uso antes do shampoo, deixo por 15 mimutos  em seguia eu lavo o cabelo.