domingo, 18 de agosto de 2013

TARTE TARTIN DE PERA, MAÇÃ E BANANA



Domingo passado foi o almoço dos Pais e este ano novamente resolvemos não enfrentar as filas quilométricas dos restaurantes de Salvador. O legal disso tudo é que podemos reunir mais pessoas  sem ficar restritos a nosso núcleo familiar. O almoço  foi na casa da minha mãe que resolvei nos presentear com uma deliciosa mariscada. 





A mariscada é uma iguaria típica aqui da Bahia, onde diversos tipos de frutos do mar são cozidos juntos com leite de coco. A nossa foi sem azeite de dendê porque parte dos convidados não curtem. 
Eu fiquei encarregada de levar uma sobremesa e como estava muito ocupada semana passada resolvi que iria encomendar ou comprar já pronta. Acontece que horas antes do almoço estava assistindo Jamie Oliver na TV a cabo e, me inspirando no programa dele, acabei fazendo uma Tarte Tatin aproveitando as frutas e a massa folhada que tinha em casa.
Diz a lenda que em meados do Século 18 existia na França um restaurante que pertencia às irmãs Tatin, sendo uma delas a cozinheira, muito recatada e a outra confeiteira, muito namoradeira. Certa vez, a irmã namoradeira apaixonou-se tão intensamente por um cliente que acabara de entrar e esqueceu de colocar a massa por baixo da torta. Para não perdê-la, resolveu colocar a massa por cima e assar. Estava inventada a Tarte Tatin, uma simples e inusitada sobremesa que perdurou ao longo dos séculos, vindo parar diretamente na sua mesa. 







INGREDIENTES

4 MAÇAS VERMELHAS CORTADAS EM GOMOS
4 PERAS GRANDES CORTADAS EM GOMOS
4 BANANAS CORTADAS EM RODELAS DIAGONAIS E GROSSAS
60g DE MANTEIGA
150 g AÇUCAR
1 CANELA EM PAU
30 ML VINHO DO PORTO
1 GEMA
1 PACOTE DE MASSA FOLHADA
AÇUCAR CONFEITEIRO
CANELA EM PÓ A GOSTO


Derreta a manteiga em uma assadeira redonda média, acrescente as frutas cortadas cobrindo todo o fundo, junte a canela em pau e despeje o açúcar polvilhando as frutas. Frite até ficarem macias sem a necessidade de mexer.  Acrescente o vinho do porto para flambar. Desligue o fogo e cubra as frutas com um disco de massa folhada um pouco mais largo do que o diâmetro da assadeira ajeitando as bordas. Pincele com a gema e asse em forno pré aquecido a 200 graus por 15 minutos ou até a massa ficar crocante e dourada. Ela  é servida ao contrário e quando desenformada polvilhe açúcar confeiteiro e canela em pó.

Ela é uma delícia servida quente com sorvete de coco verde ou de creme.

Eu sei que vocês estavam esperando a foto da torta pronta, mas quando lembrei de tirar já era tarde.

Fico devendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário