terça-feira, 13 de novembro de 2012

COMO ESCOLHER A BABÁ DE SEU FILHO(A)




A coisa mais difícil que aconteceu na minha maternidade foi escolher a babá de MM. Já é muito difícil encontrar uma boa secretária do lar, pior é encontrar uma pessoa boa o bastante para cuidar do seu filho(a) sem você se preocupar.No início tive muita dúvida se contrataria uma Técnica em Enfermagem ou uma babá.   Depois de muito pesquisar, cheguei a conclusão que teria que contratar uma T. Enfermagem para os primeiros três meses e a babá para auxiliar neste período com a arrumação e lavagem das roupas, quarto e etc. Também seria uma forma da babá aprender com a T.E como cuidar de forma especial meu bebê. 
Pois bem, depois de procurar muito entre amigos e parentes uma indicação e sem obter êxito, resolvi buscar minha sonhada babá em um site de empregos chamado CASA E CAFÉ. Depois de selecionar várias, entrei em contato, marquei as entrevista no meu escritório  e solicitei a ajuda  de uma amiga para me ajudar na seleção. No dia que agendei  a entrevista com as candidatas pedi que levassem todos os documentos como CTPS, RG, CPF, comprovante de residência e carta de referência.
Das doze candidatas que entrevistei somente cinco tinham carta de referência e os demais documentos em ordem. Então, logo de imediato expliquei individualmente para as demais que não tinha interesse em contratar sem a apresentação da documentação requisitada, mas não deixei de entrevistar-las para ter certeza de que não preenchiam as minhas expectativas ou dar uma segunda chance.
NA ENTREVISTA:
1- Analisei os documentos apresentado e tirei fotocópia dos mesmos e/ou anotei dados importantes como nome da mãe para poder adquirir as certidões de ANTECEDENTES CRIMINAIS;
2- Falei um pouco sobre a minha casa, o nascimento do meu bebê, minha gravidez  e a minha perspectiva em relação a pessoa que procurava para babá ;
3- Em seguida perguntei sobre a sua vida pessoal, se eram casadas ou tinham filhos e etc;
4-Perguntei sobre os três últimos empregos, a rotina, as crianças que ela cuidaram, se  mantinham contato com as mesmas e o motivo de não mais estarem laborando nestes empregos;
5- Questionei o motivo pelo qual ela resolveram trabalhar como babá, o que elas achavam mais importante na profissão e em relação  a criança;
6- Perguntei havia algum problema em usar farda/uniforme, usar o cabelo preso  ou em viajar com a família;
7- Se elas fumavam ou bebiam ou se tinham ou tiveram algum problema de saúde;
8- Se teriam problema em realizar alguns exames  médicos indicados pela pediatra ;
9- Informei  sobre as folgas  semanais e feriados;
10 -Informei sobre faltas e atrasos e suas compensações;
11- Deixei claro os horários de chegada e saída;
Depois das entrevistas relatei os deveres e obrigações do contrato de trabalho  para as que tive interesse e dispensei as demais informando o motivo pelo qual não tinha interesse na contratação.
Deixei claro que caso elas aceitassem o emprego deveriam estar de acordo com os requisitos da vaga.
Para as candidata que mostraram interesse, informei que iria entrar em contato com com os lugares em que trabalhou e/ou apresentou a carta de referência e em seguida marcaria de um a três  dias de experiência remunerada em minha casa.
No meu caso, das cinco  gostei bastante de duas, procedi com a investigação e marquei a experiência. 
A primeira, apesar de ter o curso de T. Enfermagem, não tinha experiência comprovada como T.E, podia folgar  a cada 15 dias, saindo na sexta e voltando na segunda. Reclinei ao final dos terceiro dia quando ela me pediu para assinar a CTPS dela como T. Enfermagem porque ela precisava de ter experiência comprovada em carteira  e foi quando eu percebi que ela não tinha interesse em permanecer por muito tempo como babá.
A segunda eu gostei bastante da entrevista, achei super educada, aparência impecável, me trouxe três cartas de referência, tinha disponibilidade para dormir, mas minha única queixa era  fato de ser mineira e não  ter tido experiência aqui em Salvador. Ela me explicou que veio a morar aqui porque contraiu núpcias. Ela me conquistou quando ao final do terceiro dia, além de ter realizado o serviço bem, me apresentou as referências do marido com telefone do patrão dele aqui em Salvador, onde pude confirmar as informações prestadas.
Ela começou a trabalhar comigo  três semanas antes MM nascer e me ajudou bastante na arrumação do quartinho dela, lavar o enxoval e higienizar a casa. Ela também participou de um curso para babá promovido pela minha nutricionista   que acontece todo o mês e foi muito gratificante. O curso tem duração de um dia, geralmente acontece aos sábados e enfoca a HIGIENE BÁSICA DA CUIDADORA E ÉTICA PROFISSIONAL, LAVAGEM DAS ROUPAS E LIMPEZA DO QUARTO DO BEBÊ, PRIMEIROS CUIDADOS E HIGIENE DO BEBÊ, HIGIENIZAÇÃO E ESTERILIZAÇÃO DOS UTENSÍLIOS, CUIDADO NO PREPARO DOS ALIMENTOS DO BEBÊ E DESENVOLVIMENTO INFANTIL E BRINCADEIRAS .Eu recomendo bastante.

Depois que ela fez este curso resolvi não mais contratar a T. Enfermagem e não me arrependi.

Uma dica muito importante se você tem outra profissional como cozinheira/ arrumadeira em sua casa, converse com ela sobre a nova possível contratação, se possível antes de realizar as experiências, relate quais serão as funções de cada uma,  que por mais que sua atenção naquele momento estará em função da babá de seu filho, ela não deixará de ser importante no dia dia de sua casa e na vida de sua família . Tudo isto para evitar possível ciúme, principalmente se a sua secretária trabalha sozinha há bastante tempo em sua residência.

Se  não esta disposta a selecionar sozinha sua funcionária é interessante contratar uma destas agencias de seleção. Inclusive o site que indico neste post tem uma filial aqui em Salvador. A diferença é que voce não participa das entrevistas e paga um pouco mais caro, com direito a três trocas.
Hoje minha filha esta com três meses e estou super satisfeita com minha escolha, além de ser bem eficiente, é muito educada e carinhosa com meu bebê.
Espero que gostem das dicas.
 #Curso para babá - Andrea Garcez e Mércia Casaes. Tel: 3013-9500




Nenhum comentário:

Postar um comentário