domingo, 31 de março de 2013

AMAMENTAÇÃO - DICAS E VANTAGENS

Antes de ficar grávida nunca dei muita importância às inúmeras publicações sobre o tema e por mais que tenha sido muito bem orientada por  minha obstetra, nutricionista e amigas, não preparei o meus seios da melhor forma para enfrentar os difíceis primeiros dias da amamentação de MM. Recentemente fui visitar uma prima na maternidade e a pauta da visita  foi a AMAMENTAÇÃO. Assim, como já vinha querendo falar sobre a importância do Aleitamento materno aqui no blog, resolvi falar um pouco sobre a minha experiência e o pouco que aprendi  no meu dia a dia.

Em primeiro lugar, gostaria de deixar bem claro aqui que para mim AMAMENTAR é sinônimo de PERSEVERANÇA. Eu sofri bastante na primeira semana de vida de MM, meus seios ficaram enormes e bastante doloridos, chegando a empedrar. Tive que chamar LEA ( 71-8801-1988) em casa uma enfermeira especializada no assunto que me socorreu e me ajudou a suportar da melhor forma as dores do empedramento e o desgaste do bico dos seios.

PREPARO DAS MAMAS

Não passe cremes sabonetes ou loções capazes de afinar a pele do seu mamilo. Exponha ao sol sempre que possível os seus mamilos.

DEPOIS DO PARTO, O QUE ACONTECE?

Nos primeiros dias após o parto as mamas parecem flácidas, saindo pequena quantidade de leite chamado COLOSTRO, de cor amarelada e transparente. Apesar desta pequena quantidade, o colostro alimenta e protege o bebê contra infecção nos primeiros dias, pois tem mais proteinas e anticorpo que o leite maduro e, ainda, estimula o intestino da criança a se desenvolver.

Após alguns dias ocorre a descida do leite ou APOJADURA, quando as mamas ficam mais cheias e endurecidas e produz uma grande quantidade de leite.
No meu caso, foi terrível, meus seios ficaram duros e empedrados com muito leite e tive que ordenhar com a minha máquina elétrica de MEDELA, após ajuda  e massagem da enfermeira contratada, já que nestes primeiros dias produzimos mais leite do que o necessários para nossos bebês. Com o tempo, o organismo se acostuma com a necessidade da criança e passa a produzir o suficiente para amamentar o rebento.

OFERTA

Lave as mãos com água e sabonete sempre que for pegar o bebê. Escolha uma posição confortável, com apoio para seus braços, costas e pés. Uma coisa que não pode faltar no quartinho do seu filho(a) é uma boa poltrona e almofada de amamentação.
Coloque o bebê de frente para você, de modo que o corpo e a cabeça fiquem alinhados e encoste o corpo dele(a) com o seu(barriga com barriga).Inicie a mamada pelo peito em que terminou a mamada anterior e procure fazer com que o bebê esvazie essa mama, para, assim, oferecer a outra mama.
A minha dica é você comprar um caderno ou pequena agenda para você ir anotando o horários das mamadas e o seio oferecido.

VANTAGENS

O leite materno é o alimento ideal, pois é completo e contém todos os nutrientes necessários nos primeiros  meses de vida do seu filho(a), garantindo o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê. protege contra doenças, principalmente alergias, diarréia e infecções. É  a primeira vacina do seu bebê. proporciona mais segurança pela troca de carinho com a mãe, aumentando o laço afetivo entre você e a criança, fazendo o bebê se sentir amado e seguro. Sugar o peito contribui para criança ter dentes bonitos, desenvolver a fala e ter boa respiração. Não contém micróbios e é limpo, pois sai direito do peito para a boca do bebê. Esta sempre prontinho e na temperatura certa. O bebê que suga ajuda a ter dentes mais bonitos, desenvolver a fala e ter boa respiração. 

A mulher que amamenta volta mais rápido ao seu peso normal. Reduz o sangramento após o parto e a chances de desenvolver anemias. Diminui as chances de câncer de mama, útero, ovário e diabetes. Reduz a ocorrência de fratura óssea por osteoporose.

NENHUM OUTRO ALIMENTO É CAPAZ DE SUBSTITUIR O LEITE MATERNO.

DICAS

Quando for amamentar não tenha pressa e relaxe, pois a calma e a tranquilidade ajudam a produzir mais leite. procure alternar posições para amamentar. É possível que algum dia você tenha a impressão que esteja produzindo menos leite que outros. Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.Nem todo o choro do bebê é sinônimo de fome. Cuide de sua saúde com uma alimentação saudável, não fume e evite bebidas alcoólicas. Tanto quanto a amamentação o desmame é muito importante e deve ser feito de forma gradual e não intempestivo. A atividade sexual não interfere na amamentação.

UMA COISA É CERTA, NÃO EXISTE SENSAÇÃO MAIS GOSTOSA E COMPLETA AO VER SEU FILHO(A) FELIZ  SORRINDO APÓS A AMAMENTAÇÃO!

Espero que gostem da dica!

Um comentário:

  1. Adorei tudo isso! Eu não tive na época quem me orientasse e tudo conspirou para que no primeiro filho eu não pudesse amamentá-lo. No segundo, consegui. As dicas são ótimas e, especialmente, a questão de não ter pressa e relaxar. Com certeza, é um dos pontos mais importantes.

    ResponderExcluir