sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

RISOTO DE CARNE DE FUMEIRO E ABÓBORA EM CROSTA DE PARMESÃO



Semana passada fomos jantar na casa da querida Lorena e fomos contemplados com uma noite super agradável e deliciosa . A danada nos escondeu o jogo e nunca pensei que além da grande mãe e empresária existia uma super "quituteira".
Todos os presentes saíram do encontro com gostinho de quero mais, sem contar que as fotos do Instragram fizeram maior sucesso. Assim. pedi a Lori que me mandasse a receita e eu  não poderia deixar de  postar aqui no blog para vocês.

 RECEITA

01L de caldo de carne (Pode usar Knnor)
200g de arroz para risoto
01 cebola picada
200 g de carne de fumeiro ou carne seca
100g de queijo parmesão ralado
200 g de abobora em cubos
02 colheres de manteiga
02 cálices de vinho branco
Açafrão a gosto.
Salsinha para finalizar.




                                         http://4.bp.blogspot.com/-cNl5M5jtxVA/Tb3RK_Ce-LI/AAAAAAAAAOc/7oCUbtJJVss/s320/DSC_0339.JPG


Carne de fumeiro:
Corte a carne em pedaços para facilitar na hora de desfiá-las. Lave-as em água corrente para tirar o excesso de sal.
Em uma panela de pressão refogue cebola e alho, junte a carne, e água suficiente para cobri-las e cozinhe por 25 minutos. Depois de cozida numa frigideira puxe a carne seca na manteiga e cebola picadinha: aqueça uma frigideira, adicione a manteiga, a cebola, junte a carne e refogue. Reserve.

Dica: o caldo de carne precisa estar bem quente para iniciar o risoto, de preferência mantenha-o no fogo até usa-lo.

Risoto:
Em uma panela de fundo grosso refogue a cebola em uma colher de manteiga. Em seguida adicione o arroz refogue bem para que os grãos fiquem macios por uns 03 min. Depois, acrescente os cálices de vinho branco, mexa e espere evaporar. Após esse processo, adicione a abobora e mexa mais um pouco e inclua o açafrão a gosto.
Pronto! Pode começar a adicionar 01 concha de caldo quente de carne, sempre mexendo.  Quando o caldo for absorvido, volte a adicionar o caldo. Mexer de vez em quando. Repita esse passo quantas vezes necessárias. Quando o arroz estiver ao dente coloque o queijo ralado e mexa até o arroz ficar macio, finalize com a carne de fumeiro, a manteiga e a salsinha.
Reserve um pouco de carne para servir em cima do risoto. Somente para dar um charme!




Cestinha:
Para cada cestinha: 04 colheres de sopa de queijo parmesão ralado, grossamente.
                                     

                                         

Utilize um recipiente de uns 10 cm como molde e uma frigideira com teflon de 30 cm de diâmetro. Aqueça a frigideira e disponha o queijo preenchendo todo o fundo, leva poucos minutos para o queijo derreter, quando a borda começar a dourar, está pronto. Modele sobre o molde, espere esfriar e retire.

Sirva o risoto dentro das cestinhas.

Delícia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário